O que é Vitimismo? Definição de Vitimismo ou Vitimização | Dicionário Ideológico | Fantástica Cultural

Artigo O que é Vitimismo? Definição de Vitimismo ou Vitimização | Dicionário Ideológico

O que é Vitimismo? Definição de Vitimismo ou Vitimização | Dicionário Ideológico

Redação ⋅ 8 out. 2023
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Conheça o significado e contexto do termo vitimismo (terminologias e conceitos em ideologia e política).

Vitimismo

Definição

Em psicologia, designa-se como vitimismo a postura de indivíduos que evitam assumir responsabilidade por suas ações (e pelas consequências destas ações), culpando outras pessoas por seus problemas.

Vitimistas costumam esperar que outros indivíduos resolvam suas dificuldades para eles, como uma forma de reparação. É comum o uso de chantagem emocional e outras formas de manipulação psicológica, assim como justificativas elaboradas para sustentar suas alegações.

Ao ser questionado sobre seu status de vítima, o vitimista interpreta o ceticismo como nova agressão, que lhe agrava a sensação de ser oprimido.

Como se trata de uma ferramenta de manipulação eficiente, pois se alimenta da piedade e da boa vontade ingênua de outras pessoas, a vitimização pode ser usada como capital político. É possível arregimentar seguidores, arrecadar doações financeiras, receber suporte incondicional de estranhos e ascender a posições de poder por meio da vitimização.

Esta estratégia tem se tornado cada vez mais eficiente por meio da matriz de opressão social idealizada pelos teóricos do feminismo interseccional, segundo a qual a sociedade é dividida em compartimentos binários de privilegiados/oprimidos (por exemplo, homem/mulher, branco/negro, heterossexual/homossexual, etc.). Cada um desses binômios possui, de um lado, o opressor, e de outro o oprimido. Quando o indivíduo do grupo caracterizado como oprimido decide beneficiar-se do rótulo de marginalizado, ele emprega um enquadramento de vitimização para, paradoxalmente, obter privilégios, como simpatia por estereótipo (simpatizar com alguém devido a fatores biológicos como raça, sexo, etc.), cotas para bolsas, empregos e estudo, afirmação incondicional dos pares, tratamento especial "por ser mais sensível a ofensas", entre outros.

A vitimização está frequentemente relacionada, dentro dos quadros psicológicos, com maquiavelismo, narcisismo, sociopatia e outras desordens de personalidade (e caráter).


livro ilustracao vintage



Revisão de Texto Já!


SÉRIE NUM FUTURO PRÓXIMO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST







Merlin Capista de Livros Sobre Merlin - Capista de Livros Como Publicar seu Livro ou E-Book - Merlin Capista Criação de Capas de Livro - Merlin Capista Diagramação de Livro - Merlin Capista Portfólio de Capas de Livro - Merlin Capista Portfólio de Ilustrações e Design - Merlin Capista Orçamento - Merlin Capista de Livros Contato - Merlin capista de Livros