Cultive o humor: ele excita a inteligência, cria solidariedade e concilia diferenças | Fantástica Cultural

Artigo Cultive o humor: ele excita a inteligência, cria solidariedade e concilia diferenças

Cultive o humor: ele excita a inteligência, cria solidariedade e concilia diferenças

Por Paulo Nunes ⋅ 30 ago. 2022
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

"Nós vivemos numa geração de pessoas emocionalmente fracas. Tudo tem que ser abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade." - Keanu Reeves

charlie chaplin

Nos dias de hoje, acredito ser crucial defendermos vigorosamente a arte do humor. E essa defesa é necessária porque, com muitos têm notado, ele está sob severo ataque.

Assim como os censores da Inquisição, o ativismo do politicamente correto tem varrido o humor da cultura e das mídias, coagindo comediantes e humoristas a se autocercearem para evitar a ruína de suas carreiras. O humor satírico, irônico, perspicaz, tem sido substituído por uma forma anêmica e insincera de fazer graça.

A inserção da militância no humor é sua sentença de morte: toda ou qualquer graça é-lhe esvaziada pelo julgamento severo e intolerante da ideologia. A brincadeira acaba, o prazer desaparece.

E no entanto, o riso da ironia, do deboche, da sátira ou do nonsense muitas vezes é a única forma que temos de nos mantermos sãos diante dos desafios da vida:

O humorismo alivia-nos das vicissitudes da vida, ativando o nosso senso de proporção e revelando-nos que a seriedade exagerada tende ao absurdo. — Charlie Chaplin

Talvez seja por isso que o politicamente correto abomina que riam de seus preceitos: eles são de todo risíveis, ridículos, e basta uma gargalhada coletiva e franca às custas de sua ideologia para que ninguém mais o leve a sério.

meme inteligencia insight
O politicamente correto é fascismo disfarçado de boas maneiras.
— George Carlin

O humor provocativo entre indivíduos, aliás, é um sinal de que as pessoas confiam umas nas outras, a ponto de se ofenderem de brincadeira, e rirem juntas, pois sabem que são aliadas.

É no excesso neurótico de autocensura, de elogios forçados, de concordância fingida, que se formam conflitos interpessoais. Vive-se com medo de pisar fora da linha, de ser cancelado por um comentário interpretado incorretamente, ou denunciado por pura malícia; forma-se um ambiente social tóxico de paranoia e falsidade. Ao castrar o humor, castra-se a sinceridade; as pessoas passam a viver atrás de máscaras, incapazes de desenvolver verdadeiras conexões humanas.

Nós vivemos numa geração de pessoas emocionalmente fracas. Tudo tem que ser abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade. — Keanu Reeves

Uma estratégia muito mais saudável e inclusiva é celebrar as diferenças. Todos os seres humanos, independentemente de suas características, devem ser bem-vindos, convidados a participar do discurso e do humor. Respeitemos a capacidade mental e emocional dos indivíduos, e não devemos supor que pessoas pertencentes a minorias, por exemplo, possuam algum tipo de fragilidade mental que lhes obrigue a viver sob constante proteção, demandando cuidados especiais. A risada é coletiva, e nela todos são iguais.

Se você tiver uma reação emocional a tudo o que lhe for dito, você sempre sofrerá. O verdadeiro poder é sentar e observar tudo com lógica. Se as palavras controlam você, isso significa que qualquer um pode controlá-lo. — Bruce Lee

Sejamos francos: a vida é absurda. Ria dela, ria de si mesmo, não leve tudo tão a sério, e aproveite a viagem.

foto do autor

Paulo Nunes

Escritor, editor, ilustrador e pesquisador




SÉRIE NUM FUTURO PRÓXIMO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST







Merlin Capista de Livros Sobre Merlin - Capista de Livros Como Publicar seu Livro ou E-Book - Merlin Capista Criação de Capas de Livro - Merlin Capista Diagramação de Livro - Merlin Capista Portfólio de Capas de Livro - Merlin Capista Portfólio de Ilustrações e Design - Merlin Capista Orçamento - Merlin Capista de Livros Contato - Merlin capista de Livros