Neandertais e a Caça aos Leões das Cavernas: evidências paleo-arqueológicas | Fantástica Cultural

Artigo Neandertais e a Caça aos Leões das Cavernas: evidências paleo-arqueológicas

Neandertais e a Caça aos Leões das Cavernas: evidências paleo-arqueológicas

Autores Selecionados ⋅ 16 nov. 2023
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Segundo novas evidências, a linhagem humana dos neandertais não apenas caçava estes enormes predadores felinos, mas também tinha uma relação simbólica com a espécie.

Artigo de SoCientífica, por Elisson Amboni

Pesquisadores encontraram a primeira evidência direta de que os neandertais caçavam leões das cavernas. Os artefatos encontrados também representam o primeiro exemplo direto de morte de um grande predador na história da humanidade.

As evidências incluem os restos de um leão das cavernas da Eurásia, datado de 55.000 a 45.000 anos, descoberto na caverna Unicorn, na Alemanha.

O leão da caverna, ou Panthera leo spelaea, foi uma espécie de felino que viveu entre 370.000 a 10.000 anos atrás. Ainda que extinto, as evidências fósseis e desenhos em cavernas o mostram como um grande felino (maior que os leões modernos), com orelhas arredondadas e uma cauda tufada.

leao das cavernas

Comparação de tamanho entre os leões das cavernas (Panthera spelaea) que habitaram a Ucrânia e os leões modernos (Panthera leo) na África.

(a) Fêmea associado a fósseis na Caverna de Kryshtaleva.
(b) Macho de Sambir (P. s. fossilis).
(c) Macho de Mayaki, Nigéria.
(d) Macho de Chernihiv.
(e) P. l. melanochaita fêmea.
(f) Macho do Parque Nacional de Kruger, África do Sul.

Todas as ilustrações estão na mesma escala de tamanho.
O P. s. fossilis macho potencialmente ultrapassava 500kg de massa corporal.

Arte: W. Gorning.
Fonte: Saber Atualizado News.

O leão das cavernas era o leão mais comum na Europa durante o Paleolítico Médio. Existiram três subespécies de leões das cavernas distribuídos ao longo da Eurásia e América do Norte marcadas por significativas diferenças de porte corporal [...]. O P. s. fossilis é o maior e mais antigo das três subespécies, com fósseis documentados em pelo menos 62 locais na Eurásia e datados entre 1,2 milhão e 300 mil anos atrás. — Saber Atualizado News

Os pesquisadores acreditam que os restos ósseos encontrados aqui formaram uma pele de leão, que foi abandonada no local. A pele de leão, que parece ter sido confeccionada de forma a incluir os ossos da garra do leão, indica que os neandertais tiveram um cuidado excepcional ao confeccionar essa peça especial de vestuário.

É especialmente interessante porque sabemos que os neandertais usavam peles, provavelmente para regular a temperatura de seus corpos. Mas o fato de que eles mantinham a garra dentro da pele é único. — Gabriele Russo, zooarqueóloga da Universidade de Tübingen, na Alemanha, e principal autora do estudo, publicado na Scientific Reports.

Russo especulou ainda sobre o significado da pele de leão, sugerindo que poderia ter sido um troféu, usado para mostrar a bravura e as habilidades de caça desse clã Neandertal.

cranio de leao das cavernas
Crânio da espécie extinta Panthera spelaea (Museu de Berlim für Naturkunde).

Como alternativa, poderia ter sido usada como uma ferramenta de ensino para mostrar aos outros membros do grupo a aparência de um predador e como ele pode ser perigoso.

Pesquisadores descobriram evidências convincentes de que os neandertais não se limitavam a esfolar leões das cavernas — eles os caçavam ativamente. Um esqueleto quase completo de um leão das cavernas encontrado em Siegsdorf é o testemunho dessa ação. Marcas de corte revelam que o animal foi meticulosamente esquartejado.

O detalhe mais revelador, porém, é um ferimento perfurante na terceira costela do leão. Ele sugere que o leão encontrou seu fim por meio de um golpe de lança.

esqueleto de leao das cavernas
Esqueleto parcial do leão das cavernas de Siegsdorf. A lança é uma réplica da que potencialmente foi usada pelos Neandertais para caçá-lo. Há várias marcas de corte nos ossos, indicando perfuração por lâminas de pedra afiadas.

Russo acredita que essas descobertas indicam uma relação cultural entre os leões e os neandertais:

Esse predador provavelmente teve um papel importante em suas vidas. Se você busca prestígio, então caça algo que é mais perigoso e mais raro para parecer melhor diante do seu grupo.

Fontes:

foto do autor

Autores Selecionados

Escritores, ensaístas e jornalistas em destaque