MicroAgressões: manual de combate à violência verbal contra mulheres - Série Num Futuro Próximo | Fantástica Cultural

Série Num Futuro Próximo - Arte de Simon Stalenhag

Num Futuro Próximo



1 out. 2023
comédiacomentário socialcultura wokefeminismohumorlacraçãomachismomisoginiasátira

MicroAgressões: manual de combate à violência verbal contra mulheres

Num Futuro Próximo
O machismo, a misoginia e o sexismo encontram novas formas de oprimir as mulheres a cada dia. Estejamos vigilantes!
monstro horror

Hoje, mais do que nunca, faz-se crucial o banimento de toda ou qualquer forma de discurso de ódio, bem como de outras formas de ofensa, como palavras ou manifestações que causem desconforto ou abalo à autoestima das mulheres. Se, por um lado, temos o genocídio verbal como um dos atos mais graves, do lado oposto temos as microagressões, que muitas vezes falhamos em identificar.

A identificação das microagressões pode ser um tanto complexa, dado seu caráter subjetivo e ambíguo. Uma boa forma de familiarizar-se com o tema é o Dicionário de Microagressões, em 28 volumes, organizado pela Dra. Sora Mingos. Seguem alguns exemplos de microagressões:

"Você é muito bonita, de rosto."

Motivo: Deixa-se implícito nesta frase que a pessoa-vítima não tem um corpo bonito, o que é falso, visto que todas as mulheres merecem ser belas.

Em vez disso, diga: "Você é completamente bonita. Todas as mulheres são bonitas."

"Foi promovida? Que sorte."

Motivo: Por trás deste comentário aparentemente inocente, esconde-se a nefasta ideia de que a pessoa-vítima não obteve sua promoção de emprego por mérito,* mas por sorte, servindo como alegação infundada de incompetência.

Em vez disso, dia: "Foi promovida? Você sem dúvida mereceu! Todas as mulheres merecem tudo o que há de bom no universo."

* Nota: Embora saibamos que a meritocracia é uma falácia, sendo a ideia de mérito uma construção patriarcal, neste contexto optamos por tratá-la como algo positivo, não havendo, portanto, qualquer contradição.

"Você é forte como um homem."

Motivo: Não se deve atribuir qualquer característica considerada positiva ao homem.

Em vez disso, diga: "Você é forte como uma mulher. Todas as mulheres são fortes."

"Seu cabelo liso fica mais bonito."

Motivo: Não se deve elogiar uma mulher comparando uma opção A com uma opção B, pois isso a levará a concluir que uma das opções não é tão boa, e isso ferirá sua autoestima.

Em vez disso, diga: "Seu cabelo liso é bonito da mesma forma que seu cabelo crespo. Todos os tipos de cabelo são igualmente bonitos. Não existe hierarquia de beleza. Todas somos iguais."

"Como conseguiu arrumar um emprego desses?"

Motivo: Dá a entender que a pessoa-vítima não estaria qualificada para o emprego que obteve.

Em vez disso, diga: "Não me diga como você conseguiu esse emprego, eu já sei: é porque você é uma mulher maravilhosa. Todas as mulheres são maravilhosas."

"Você fala o idioma muito bem."

Motivo: Ainda que pareça um elogio, trata-se de uma forma velada de relembrar uma pessoa estrangeira de que ela veio de outro país. Como se sabe, ser um estrangeiro é algo ruim, então não se deve fazer comentários que aludam à nacionalidade de ninguém.

Em vez disso, não diga nada.

Os traumas causados por comentários como esses sobre as mulheres são inestimáveis. Esperemos que, num futuro próximo, todas estas infrações abomináveis sejam punidas com a pena de morte, em nome do feminismo.


Paulo Nunes
Lista de Posts - Num Futuro Próximo




Merlin Capista de Livros Sobre Merlin - Capista de Livros Como Publicar seu Livro ou E-Book - Merlin Capista Criação de Capas de Livro - Merlin Capista Diagramação de Livro - Merlin Capista Portfólio de Capas de Livro - Merlin Capista Portfólio de Ilustrações e Design - Merlin Capista Orçamento - Merlin Capista de Livros Contato - Merlin capista de Livros