Revista Fantástica: #2 Edição

Revista Fantástica: #2 Edição.

Revista Fantástica #2

Histórias Mal-Contadas

Julho de 2023 • #2

O ser humano vive de histórias. Criamos narrativas sobre nós mesmos, e as chamamos de nossa identidade. Adotamos narrativas criadas por terceiros sobre o bem e o mal, sobre ideologias, sobre a natureza do mundo. E no caso de histórias fictícias, também as adotamos, mas neste caso como arte, inspiração, entretenimento. E o fato é que, enquanto algumas destas histórias estão terrivelmente erradas, desalinhadas com a realidade, outras, as de ficção, são verdadeiras aberrações da arte narrativa. De um lado ou de outro, sempre nos deparamos com histórias mal-contadas.

Arte de capa: Pandora, por John William Waterhouse
Matérias desta Edição:
IMAGEM DO MÊS
Arte de James Gurney: Dinotopia: O Mundo Subterrâneo
FRASE DO MÊS
Schopenhauer e a origem das falsidades
RECOMENDAÇÕES DE LEITURA
O Planeta dos Macacos, O Morro dos Ventos Uivantes e mais!
Galeria Escher
Arte: Escher - O Mestre das Ilusões | 80 Ilustrações (Parte 1)
artes plásticasartistaculturailusão

Escher - O Mestre das Ilusões | 80 Ilustrações (Parte 1)

Um mundo em quatrocentas dimensões....
Confira a Galeria

Psicologia
Artigo Por que Homens e Mulheres são

Por que Homens e Mulheres são tão diferentes? - Jordan Peterson

comportamentofeminilidadefeminino

Quais as diferenças psicológicas entre e o homem e a mulher, e qual sua causa evolutiva? O psicólogo Jordan Peterson compara os temperamentos masculino e feminino, com suas vantagens e desvantagens. Continue lendo

Literatura
Mitologia
Ciências
Artigo Os Horrores do Teletransporte

Os Horrores do Teletransporte - Ciência e Paradoxos em Star Trek

espaçonaveficção científicafísica

O que é teletransporte? Seria possível criá-lo no futuro? E... quais seriam as consequências? Continue lendo

História
Artigo Sacrifícios Humanos do Império Asteca

Sacrifícios Humanos do Império Asteca - Rituais Sangrentos da América Pré-Colonial

América CentralAmérica Pré-Colombianaarqueologia

Nos rituais astecas de sacrifício humano, acreditava-se que o sangue derramado servia para nutrir o deus Sol. Continue lendo

Biografia
Filosofia
Artigo A Navalha Cega de Ockham

A Navalha Cega de Ockham: a filosofia e a ciência do simples e do complexo

ciênciasfilosofiaIdade Média

Segundo o famoso Princípio de Ockham, a explicação mais simples é sempre a melhor. Será mesmo? Continue lendo

Religião
Artigo Para que serve a alma? Como

Para que serve a alma? Como justificar a crença no espírito diante da ciência?

ateísmocérebroceticismo

Os animais teriam alma? Considerando a evolução das espécies, quando a alma humana surgiu? Qual sua função, frente aos fatos trazidos pelas neurociências? Continue lendo

Ideologia
Artigo Crueldade

Crueldade - O Perigo de Ser Inofensivo | Jordan Peterson

cérebrocomportamentoconsciência

Se você é incapaz de ser cruel, mesmo quando necessário, estará nas mãos daqueles que têm essa capacidade. Nas palavras de Sun Tzu: "Prepare-se para a guerra, e você nunca precisará lutar em sua vida." Continue lendo


Reportagem Especial
Artigo Pílulas anticoncepcionais na adolescência aumentam as

Pílulas anticoncepcionais na adolescência aumentam as chances de depressão em mulheres mais de 130%, indica estudo

Um novo estudo descobriu que as mulheres que começam a tomar pílulas anticoncepcionais na adolescência têm 130% mais chances de apresentar sintomas de depressão.Continue Lendo

Entrevista
Artigo Ideias Parasitárias e a Guerra contra

Ideias Parasitárias e a Guerra contra a Verdade: Entrevista com o psicólogo Gad Saad

Nesta entrevista, o psicólogo evolucionista Gad Saad fala sobre as ideias virais, como elas estão infectando a sociedade, suas consequências danosas e o que podemos fazer para nos imunizar e lutar pela verdade e pela liberdade de pensamento e expressão.Continue Lendo

⪻ ♦ ⪼
A descoberta da verdade é impedida de forma mais eficiente não pela aparência falsa das coisas que iludem e induzem ao erro, nem diretamente pela fraqueza dos poderes de raciocínio, mas pela opinião preconcebida e pelo preconceito.
Arthur Schopenhauer
⪻ ♦ ⪼

Procurando mais citações?
Temos mais de 300 selecionadas a dedo aqui.
James Gurney: Dinotopia: O Mundo Subterrâneo | Fantástica Cultural #1
Arte do mês por James Gurney: Dinotopia: O Mundo Subterrâneo


Recomendações de Leitura do Mês
Livro recomendado: O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos

Pierre Boulle

Título original: La Planète des Singes
1963 • França • Português (tradução)
ficção, ficção científica, fantasia, distopia

Muitas vezes, deixamos de ler um livro porque já assistimos à adaptação da obra para o cinema, ou para uma série de televisão. No caso de O Planeta dos Macacos, não faça isso. O livro em quase todos os aspectos diverge dos filmes, e apenas algumas de suas ideias e cenas foram utilizadas nos roteiros. Aliás, meramente mencionar algumas das diferenças já incorreria em spoilers.

O que temos em comum entre livro e filme, porém, é a indagação filosófica sobre o que nos torna humanos, e como reagiríamos se outra espécie alcançasse o patamar de seres racionais sobre nós. Não é surpresa que, em sua versão literária, a história explore melhor estas questões. Mas também as explora de forma diferente, e sob uma perspectiva ainda mais ampla sobre o que é ser consciente, racional, autodeterminado — isto é, o que é ser pessoa.
Livro recomendado: A Ilha do Tesouro

A Ilha do Tesouro

Robert Louis Stevenson

Título original: Treasure Island
1883 • Escócia / Reino Unido • Português (tradução)
ficção, aventura, infantojuvenil, juvenil

Piratas sempre foram tema de interesse na literatura, tanto entre adultos quanto entre o público infantojuvenil. É A Ilha do Tesouro, porém, que melhor capturou o espírito de aventura e o imaginário da vida dos corsários em alto mar, servindo de marco inspirador para quase todos os outros livros e filmes de piratas que lhe sucederam.

Todos os elementos clássicos estão ali: caça ao tesouro, Long John Silver, o pirata com perna de pau e um papagaio no ombro; a mão gancho, que Silver precisa usar em dado momento, após ter sua mão original decepada... Temos todo tipo de confronto entre os corsários e a esquadra britânica, gente balançando em cordas com espadas em riste, bandeiras negras com caveiras, a marca negra, mapas com o desenho do X, motins, bebedeiras, pólvora, balas de canhão e por aí vai. Diversão garantida.
Livro recomendado: O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes

Emily Brontë

Título original: Wuthering Heights
1847 • Inglaterra • Português (tradução)
ficção, romance, gótico, romance de amor, tragédia

Se você não gosta de romances românticos, não se preocupe: este não é um deles. Embora muitos considerem O Morro dos Ventos Uivantes uma história de amor, bem ao gosto daquelas leitoras sedentas por paixões arrebatadoras, o livro consiste, na verdade, em um história de ódio e vingança.

De fato, temos uma paixão avassaladora, destas que não vemos no mundo real. Mas trata-se de uma obra sombria, perturbadora — verdadeiramente gótica. Cathy, a protagonista, é uma garota de classe alta que se descobre atraída (loucamente) por um jovem arredio e perigoso, Heathcliff, um bad boy do século XIX. Sua relação é romântica no sentido clássico, bem ao gosto de Goethe, como em sua obra Werther, em que o espírito do romantismo leva o protagonista a se suicidar por amor (e muitos leitores da obra o fizeram também, à época da publicação). É quando a musa da paixão tornar-se uma força de morte.

Aí está o diferencial desta obra, o único romance escrito por Emily Brontë. Assim como em Romeu e Julieta, o amor leva à destruição. Mas sob uma atmosfera permanentemente tétrica, fantasmagórica, O Morro dos Ventos Uivantes explora a paixão obsessiva, possessiva, o medo constante da retaliação dos mortos (seria possível?) e os traumas da vida humana, resultando em tragédias.
Livro recomendado: O Hobbit

O Hobbit

J. R. R. Tolkien

Título original: The Hobbit
1937 • Inglaterra • Português (tradução)
ficção, fantasia, alta fantasia, infantojuvenil, épico

Mesmo se ignorássemos por completo a existência da trilogia O Senhor dos Anéis, O Hobbit continuaria sendo, por si só, um dos melhores clássicos infantojuvenis jamais escritos. Divertida, engraçada, fantástica e inteligente, a história é capaz de cativar crianças, jovens e adultos, numa mistura de contos de fadas com alta fantasia.

Nele, encontramos pela primeira vez Gollum, a criatura corrompida pelo Um Anel; deparamo-nos com os terríveis orcs, e trolls das montanhas; conhecemos o reino dos Elfos da Floresta, os tesouros da montanha dos anões, Erebor, e a ganância nefasta do dragão Smaug. E tudo isso sob a perspectiva inocente e quase infantil de Bilbo Bolseiro, que a princípio só queria ser deixado em paz, em sua cômoda residência no Condado, e que retorna ao lar com vários feitos, riquezas e amigos conquistados ao longo de sua jornada.





Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fantastica (@fantasticacultural)

Merlin Capista de Livros Sobre Merlin - Capista de Livros Como Publicar seu Livro ou E-Book - Merlin Capista Criação de Capas de Livro - Merlin Capista Diagramação de Livro - Merlin Capista Portfólio de Capas de Livro - Merlin Capista Portfólio de Ilustrações e Design - Merlin Capista Orçamento - Merlin Capista de Livros Contato - Merlin capista de Livros