Recomendações de Leitura: Livros Recomendados - Página 2

Lista de Autores - Fantástica Cultural

Recomendações de Leitura

Página 2 de 2 (listando de 10 em 10)

A leitura é considerada uma das mais nobres atividades humanas, mas o fato é que nem todos os livros foram criados iguais. Alguns pouca utilidade oferecem, enquanto outros jamais cessam de inspirar seus leitores, geração após geração. Abaixo, são listadas algumas das obras mais recomendadas pela Fantástica, seja nas áreas do conhecimento, seja nas da ficção.



Livro recomendado: 1984

1984

George Orwell

Título original: 1984
1949 • Inglaterra • Português (tradução)
ficção, ficção científica, distopia

Se você precisar escolher apenas um livro para ler e refletir, leia este. Leia, releia, e leia outra vez.

1984 é um dos melhores livros já escritos. Há excelentes obras de ficção com enredos envolventes, mas cujo aspecto crítico-filosófico nos parece superficial, genérica, deixando a desejar neste quesito; e há livros fascinantes do ponto de vista crítico-filosófico, como Admirável Mundo Novo, mas cuja história não é das mais interessantes, e cujos personagens quase não impactam o leitor. Em 1984, George Orwell une a crítica ideológico-política pertinente à arte da narrativa de forma inédita, e sentimos na carne a mensagem a que a obra se destina.

Mais do que uma alegoria sobre o totalitarismo, algo que, pelo senso comum, é ruim (não precisamos ser avisados sobre isso), 1984 mostra-nos o quanto todos nós somos suscetíveis à manipulação, ao controle social, à censura, à traição em nome da sobrevivência, à adulteração da verdade em nome do "bem maior", e à obsessão cega pelo poder (que às vezes confundimos como "justiça").
Livro recomendado: Frankenstein

Frankenstein

Mary Shelley

Título original: Frankenstein
1818 • Inglaterra • Português (tradução)
ficção, terror, gótico, ficção científica

Considerado como uma das primeiras obras de ficção científica da literatura, Frankenstein foi concebido pela imaginação e talento de uma jovem de apenas 18 anos — Mary Shelley, esposa do poeta Percy Shelley. A ideia para esta história de horror surgiu de conversas de Mary Shelley com Percy e o escritor Lord Byron sobre ciência, filosofia e a essência da vida.

A faceta mais interessante de Frankenstein é a adoção de dois pontos de vista ao longo na narrativa: não acompanhamos apenas o cientista que busca recriar a vida, mas também acompanhamos a perspectiva da criatura, ironicamente mais humana do que seu criador, e seus atrozes sofrimentos. Nossa empatia tende a voltar-se para o "monstro", rejeitado pelo mundo por sua aparência e natureza. Mas sua condição extraordinária, na prática, não é muito diferente da de todos nós.
Livro recomendado: Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo

Aldous Huxley

Título original: Brave New World
1932 • Inglaterra • Português (tradução)
ficção, ficção científica, distopia

Como peça de ficção, Admirável Mundo Novo não é um obra particularmente interessante. Quesitos importantes como enredo, desenvolvimento de personagens e desenrolar de eventos são muitas vezes desinteressantes e genéricos. Os personagens não são nada memoráveis. O ponto forte do livro são suas provocações filosóficas e críticas, e sua concepção particular de um futuro distópico, mas estranhamente agradável para (quase) todos os seus habitantes.

A premissa da obra é que, com o adequado condicionamento psicológico e social, pode-se criar uma sociedade de cidadãos completamente obedientes e cooperativos com os interesses do Estado — não por meio de punição (ameaças, violência ou censura), como no livro 1984, mas, ao contrário, pelo incentivo inverso: a recompensa (o prazer). Afinal, se todos estão satisfeitos com a administração estatal e suas devidas posições do sistema de castas, qualquer rebelião se torna impossível.
Anterior Próxima








X