Teorias da Conspiração: o que são, e por que muitas estão corretas | Fantástica Cultural

Artigo Teorias da Conspiração: o que são, e por que muitas estão corretas

Teorias da Conspiração: o que são, e por que muitas estão corretas

Por Paulo Nunes ⋅ 26 dez. 2022
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Não se atreva a suspeitar de nada.

teoria da conspiracao

Não se sabe exatamente quando nem como, mas em algum momento nos últimos anos, o termo "teoria da conspiração" virou sinônimo de falsidade, insanidade, paranoia. Nesta mesma onda, ele passou a ser frequentemente associado a fake news, quase sempre atribuídas a indivíduos de direita. Até onde este entendimento está correto?

Vejamos como a Wikipédia define uma teoria da conspiração:

Teoria da conspiração é uma hipótese explicativa ou especulativa que sugere que há duas ou mais pessoas ou até mesmo uma organização que têm "tramado" para causar ou acobertar situação ou evento considerado manipulativo, ilegal ou prejudicial.

Em outras palavras, teoria da conspiração significa uma suspeita de atos criminosos ou antiéticos praticados em grupo e de forma encoberta. Note o seguinte:

  • Atos criminosos e antiéticos são praticados todos os dias. Alguns destes atos são praticados em grupos. E muitos destes grupos, a fim de não serem descobertos, punidos e criticados, realizam suas ações em segredo (conspiração).
  • Antes de cada descoberta científica, histórica ou jornalística, é comum a formulação de uma hipótese ou teoria (isto é, primeiro suspeita-se de algo, para depois buscar provas e revelar os fatos, caso verdadeiros).

Portanto, não há absolutamente nada de errado com uma teoria da conspiração, porque conspirações existem, e porque a única forma de descobri-las é através da suspeita (a teoria) seguida de investigação.

teoria da conspiracao controle

Naturalmente, muitas destas teorias são falsas, ou parcialmente falsas (nestes casos havendo relação com fake news). Também é verdade que muitos dos que se engajem em criar tais teorias têm uma tendência à paranoia (traço que pode ser prejudicial, devido à baixa confiança entre as pessoas, mas que também pode salvar vidas, caso o indivíduo viva cercado de pares hostis).

Portanto, alguns entusiastas das teorias das conspiração têm, de fato, alguns parafusos a menos.

Mas estas pessoas talvez não sejam as que você imagina. Alex Jones, uma celebridade norte-americana odiada por milhões por ser um dos mais famosos divulgadores de teorias da conspiração do mundo, teve várias de suas afirmações absurdas comprovadas nos últimos anos. "O governo tentará colocar chips nas pessoas." Comprovado. "Parte da elite norte-americana está envolvida em um diabólico esquema de pedofilia." Comprovado. "O coronavírus é um vírus artificial criado no laboratório de Wuhan." Sob investigação da OMS. "A nova tecnologia de vacinas da Pfizer pode causar coágulos sanguíneos e miocardite." Comprovado (ainda com coleta de informações sobre a severidade do caso). "As elites do Ocidente estão tentando implantar uma Nova Ordem Mundial." Basta acompanhar o site oficial do Fórum Econômico Mundial, sobre o Great Reset, as propostas de seu fundador, Klaus Schwab, e a defesa da economia de stakeholders ("você não possuirá nada e será feliz").

fake news

Assim, não se engane. Nem toda teoria se provará verdadeira, mas o rótulo de "teoria da conspiração" virou arma político-ideológica para deslegitimar fatos que possam ameaçar a narrativa dominante. Justificam-se, a partir desta distorção, diversas formas de censura, banimentos e linchamentos, alimentadas pela mentalidade de culto das massas e seu desejo irracional de punir o diferente, guiadas como uma manada cega pelas classes dominantes (mídia, governo, etc.). Conspiração demais?

Curiosamente, estas mesmas alegações, quando feitas por Marx (sobre as elites controlarem e manipularem as massas) ou por outros indivíduos de esquerda, são tratadas como verdades óbvias, mas quando seus inimigos políticos manifestam as mesmas ideias, criticando as manipulações do governo e da mídia, são tachados de malucos. O tribalismo imbeciliza o ser humano.

E, enquanto isso, teorias da conspiração progressistas, com embasamentos falsos, distorcidos ou exagerados, continuam sendo propagadas como verdades: o patriarcado opressor, a branquitude racista, o teto de vidro que impede mulheres de subir na carreira — todas são alegações sobre a existência de uma conspiração entre homens, entre pessoas brancas, etc., e frequentemente empregam o termo "invisível" (barreiras invisíveis, tetos de vidro) para justificar a falta de evidências.

militancia progressista

Note que, ainda segundo a definição da Wikipédia, a insuficiência de provas, a atribuição de motivação sinistra para grupos poderosos e o preconceito são elementos definidores de uma teoria da conspiração:

Uma teoria da conspiração é uma explicação para um evento ou situação que invoca uma conspiração de grupos sinistros e poderosos, muitas vezes de motivação política, quando outras explicações são mais prováveis. O termo tem uma conotação negativa, dando a entender que o apelo a uma conspiração é baseado em preconceito ou insuficiência de provas.

Tornou-se notória, por exemplo, a insistência da mídia norte-americana em espalhar acusações de fraude nas eleições após a eleição de Donald Trump, alegando uma coalisão ilegal com os russos (jamais comprovada). O caso, porém, nunca foi chamado pelo nome: tratava-se de uma teoria da conspiração sobre a eleição de Trump. Nas eleições seguintes, foram levantadas acusações de fraude nas eleições de Joe Biden — e estas foram não apenas tratadas como teorias da conspiração, mas sofreram censura e perseguição. Está observando o padrão?

Está na hora de reconhecer que as teorias da conspiração não são de direita ou de esquerda e, principalmente, entender que nem todas são falsas. Ou será que Júlio César não foi assassinado por Brutus e seus conspiradores?

julio cesar assassinato brutus

foto do autor

Paulo Nunes

Escritor, editor, ilustrador e pesquisador



Revisão de Texto Já!


SÉRIE NUM FUTURO PRÓXIMO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST







Merlin Capista de Livros Capas Promocionais - Merlin Capista de Livros Sobre Merlin - Capista de Livros Como Publicar seu Livro ou E-Book - Merlin Capista Criação de Capas de Livro - Merlin Capista Diagramação de Livro - Merlin Capista Portfólio de Capas de Livro - Merlin Capista Portfólio de Ilustrações e Design - Merlin Capista Orçamento - Merlin Capista de Livros Contato - Merlin capista de Livros Revisão de Texto Já! Quem Somos | Revisão de Texto Serviços de Revisão de Texto Como Funciona a Revisão | Revisão de Texto Contato | Revisão de Texto Orçamento | Revisão de Texto Portfólio | Revisão de Texto Tradução | Revisão de Texto Revisão de Texto Revisão de Livro | Revisão de Texto Formatação ABNT e APA, Formatação Acadêmica | Revisão de Texto Formatação de Citações ABNT | Revisão de Texto