
Se você já assistiu à trilogia O Senhor dos Anéis, você certamente já conhece o trabalho do artista canadense John Howe. Ele é conhecido principalmente pelas ilustrações e artes conceituais que criou para a adaptação cinematográfica da obra de J.R.R. Tolkien. Em 1999, ele e o artista Alan Lee foram escolhidos por Peter Jackson para definir o estilo visual da Terra-Média nos três filmes de O Senhor dos Anéis (2001-2004).
Além de sua caracterização do mundo de Tolkien, John Howe criou ilustrações para mitos e contos folclóricos como a lenda arturiana e Beowulf. Ele também ilustrou muitos outros livros, muitos pertencendo ao gênero fantasia (como os livros de Robin Hobb, por exemplo). Howe também contribuiu para a adaptação de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (As Crônicas de Nárnia), de C.S. Lewis, para o cinema. Ele é um especialista em armadura e armamento medieval.
Howe é criticado por alguns fãs por lançar um olhar medieval sobre a Terra-Média. Para esses críticos, a Terra-Média de Tolkien é habitada pelos descendentes de um grande império ora extinto (Númenor), que em muitos aspectos se assemelhava à Grécia, ou ao Egito Antigo, em seus dias de declínio. A Terra-Média de John Howe, porém, é visualmente baseada na Europa medieval, sendo este visual o adotado nos filmes de Peter Jackson. É possível argumentar, no entanto, que a interpretação de Howe é bastante precisa, uma vez que o período medieval da Europa também seguiu-se à queda de um grande império (o Império Romano).
Howe também ilustrou cenas de outras obras de Tolkien, como O Hobbit e O Silmarillion, entre em 1996-2003.

























