O que é Ativismo? Definição de Ativismo | Dicionário Ideológico | Fantástica Cultural

Artigo O que é Ativismo? Definição de Ativismo | Dicionário Ideológico

O que é Ativismo? Definição de Ativismo | Dicionário Ideológico

Redação ⋅ 8 out. 2023
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Conheça o significado e contexto do termo ativismo (terminologias e conceitos em ideologia e política).

Ativismo

Definição

Todos nós temos opiniões e convicções. Quando passamos a defender estas crenças de forma sistemática, na tentativa de persuadir outras pessoas a agir em prol de uma causa (política, religiosa, etc.), estes esforços podem ser classificados como ativismo.

O ativismo pode ser dividido em duas condutas principais:

1. Campanhas de convencimento

Trata-se de promover ações por meio do discurso. Esta estratégia inclui divulgar as ideias, crenças ou condutas de uma posição ideológica (pela fala ou pelos meios de comunicação), na tentativa de mobilizar mais indivíduos a se juntarem no esforço.

2. Campanhas de ação direita

Neste caso, o ativista vale-se não apenas de comunicação, mas também de atos como protestos, mobilizações, boicotes, e a depender da ética dos ativistas, pode incluir violência.

É importante notar que o termo ativismo é neutro do ponto de vista ético. Alguns ativistas podem se comportar moralmente, respeitando a arena pública, o direito de autodeterminação e o princípio da não violência. Outros podem agir de forma destrutiva, maliciosa ou irracional. Isto porque as motivações por trás do ativismo nem sempre são nobres, assim como seus objetivos frequentemente podem ser danosos aos indivíduos e à sociedade.

A prática ativista, por exemplo, é uma forma comum de lidar com carências e instabilidade psicológica (por meio da externalização de conflitos: em vez de se resolver os conflitos internos, projeta-se a luta no mundo exterior). Esta prática pode trazer alívio emocional, sendo comum especialmente entre jovens. É difícil realizar mudanças pessoais para melhor, e os fracassos nesta área são visíveis e dolorosos. Assim, o foco em mudanças no mundo (que estão quase inteiramente fora de nosso controle) pode servir como distração para falhas e frustrações individuais. Por esta razão, é recomendável que ativistas reflitam sobre suas motivações profundas e sobre todas as consequências éticas de suas ações. Nem toda causa é nobre, e nem todo ativista age pelo bem comum.


livro ilustracao vintage




SÉRIE NUM FUTURO PRÓXIMO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST







Merlin Capista de Livros Sobre Merlin - Capista de Livros Como Publicar seu Livro ou E-Book - Merlin Capista Criação de Capas de Livro - Merlin Capista Diagramação de Livro - Merlin Capista Portfólio de Capas de Livro - Merlin Capista Portfólio de Ilustrações e Design - Merlin Capista Orçamento - Merlin Capista de Livros Contato - Merlin capista de Livros