13 Filmes Históricos - Dicas de Cinema de Época da Pré-História ao Século XX | Fantástica Cultural

Artigo 13 Filmes Históricos - Dicas de Cinema de Época da Pré-História ao Século XX
C I N E M ACinema & TV

13 Filmes Históricos - Dicas de Cinema de Época da Pré-História ao Século XX

Por Paulo Nunes ⋅ 7 jul. 2023
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Uma seleção de filmes históricos de todos os continentes, épocas e gêneros para todos os gostos.

Muitos adoram história desde a escola, e outros tantos a detestam visceralmente. Mas quando se trata de filmes, não há com que se preocupar: cinema é entretenimento, é arte, e qualquer assunto pode se tornar interessante, maravilhoso e cativante com a mágica cinematográfica. E se há gente que assiste a filmes para viver outras vidas possíveis, então explorar épocas passadas, em nações e culturas exóticas, é apenas outra forma de explorar realidades alternativas.

Nesta seleção, foram escolhidos filmes de épocas diferentes (pré-história, Antiguidade, Idade Moderna e Idade Contemporânea), regiões diversas (África, Europa, China, Estados Unidos), e considerando também a variedade de gêneros de cinema (épico, ação, aventura, drama, animação, romance). Embora sejam histórias de época, apenas algumas são inspiradas em fatos reais. Outras são pura ficção, ambientadas há séculos ou milênios.

Infelizmente, o tão esperado Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan, ainda não chegou aos cinemas — pelo que não constará nesta lista. Em compensação, temos nada menos do que três filmes de Ridley Scott, um dos mestres em recriações históricas. Pode haver certa tendenciosidade nesta seleção, portanto: esteja ciente. Confira a lista, e divirta-se!

homem do norte the northman filme cinema#1

O Homem do Norte
The Northman

Filme para macho, com muito topless masculino

o homem do norte the northman 2022 filme 2o homem do norte the northman 2022 filme 1

Era Viking. Com a mente em chamas de ódio e vingança, o príncipe Amleth, o filho injustiçado do rei Aurvandill War-Raven, segue por uma Islândia fria e varrida pelo vento para recuperar o que foi roubado dele: um pai, uma mãe e um reino. E como um cão de guerra que sente o cheiro do inimigo, o brutal Amleth embarca em uma busca assassina para encontrar o odioso adversário, cuja vida está para sempre entrelaçada com a dele pelos fios do destino. Agora, em nome de Valhalla, ninguém pode parar o nórdico, nem mesmo Deus.

Por Nick Riganas (editado).

Título: O Homem do Norte
Título original: The Northman
Diretor: Robert Eggers
Ano: 2022
País: EUA / China / Reino Unido

entre inimigos into the white filme cinema 0#2

Entre Inimigos
Into the White

Britânicos e nazistas unindo-se para sobreviver ao frio

entre inimigos into the white filme cinema 1entre inimigos into the white filme cinema 2

Inspirado em fatos reais.

Na Segunda Guerra Mundial, os pilotos alemães Tenente Horst Schopis, Josef Schwartz e Wolfgang Strunk veem seu avião desabar sobre o gélido deserto da Noruega depois de derrubar um avião britânico. Eles caminham por uma tempestade de neve até chegarem ao abrigo em uma cabana de caçador abandonada. Logo o piloto britânico Capitão Charles P. Davenport e o artilheiro Robert Smith chegam à cabine e se tornam prisioneiros dos pilotos alemães. No entanto, após o atrito inicial entre os inimigos, eles percebem que devem se unir para sobreviver no deserto glacial, no início de uma improvável amizade.

Por Claudio Carvalho, Rio de Janeiro, Brasil (editado).

Título: Entre Inimigos
Título original: Into the White
Diretor: Petter Naess
Ano: 2012
País: Noruega / Suécia / França

ultimo duelo the last duel cinema filme 0#3

O Último Duelo
The Last Duel

Três perspectivas, uma história

ultimo duelo the last duel cinema filme 1ultimo duelo the last duel cinema filme 2

Caso queira ler a crítica completa do filme, acesso nosso artigo O Feminismo de O Último Duelo (2021), de Ridley Scott

Inspirado em fatos reais.

França, final do século XIV. Jean de Carrouges e Jacques Le Gris eram amigos, mas uma série de desentendimentos azedou seu relacionamento. Essas animosidades se transformam em uma rivalidade mortal quando a esposa de De Carrouges, Marguerite, acusa Le Gris de estuprá-la. Quando todas as outras vias de justiça se esgotam, de Carrouges escolhe a única opção que lhe resta: um duelo até a morte.

O Último Duelo começa de maneira bastante convencional: ao longo de um período de 16 anos, vemos os eventos pela perspectiva de De Carrouges. O que acontece a seguir eleva o filme. Agora vemos os eventos dos últimos 16 anos da perspectiva de Le Gris. De Carrouges não se parece mais com o herói santo e Le Gris pode ser aquele por quem devemos torcer. Qual perspectiva está correta?

Tudo isso conduz a uma cena de luta brutalmente realista no final. Não consigo pensar em um filme que tenha mostrado lutas medievais retratadas com tanta precisão ou gravidade. Em última análise, um filme muito bem feito, inteligente e altamente original, com várias camadas e temas. Os valores de produção são excelentes: cada detalhe parece exatamente como teria sido no século XIV. Tudo isso contribui para um filme incrivelmente realista e historicamente preciso.

Por grantss (editado).

Título: O Último Duelo
Título original: The Last Duel
Diretor: Ridley Scott
Ano: 2021
País: EUA / Reino Unido

10000 ac filme cinemapre historia 0#4

10.000 A.C.
10,000 BC

Um roteiro Uga Buga, mas divertido

10000 ac filme cinemapre historia 110000 ac filme cinemapre historia 2

Embora este filme não seja excelente, ele é sem dúvida divertido. Fiquei interessado durante toda a exibição, e surpreso depois que acabou. Ele provavelmente incomoda muitos cientistas ou pessoas que amam e/ou respeitam a história. Com mamutes no que parece ser a Era do Gelo, grandes pássaros parecidos com velociraptors em uma selva imensa e egípcios todos na mesma época, é como se o filme tivesse misturado todo tipo de material. No entanto, julguei este filme não por sua precisão histórica, mas por seus níveis de entretenimento e diversão.

Os personagens, embora muitos sejam um pouco inacreditáveis ou unidimensionais, são utilizados na narrativa de maneira eficaz e cumprem suas funções na história. O enredo em si é provavelmente o meu aspecto favorito, tendo um material maravilhoso para trabalhar e efeitos especiais realmente bons. É bem feito, no sentido de que me interessou e entreteve com a forma como tudo se desenrolou.

Por Dragoneyed363 (editado).

Título: 10,000 BC
Título original: 10.000 A.C.
Diretor: Roland Emmerich
Ano: 2008
País: EUA / África do Sul

o ltimo rei da escocia last king of scotland filme cinema 0#5

O Último Rei da Escócia
The Last King of Scotland

África, século XX

o ltimo rei da escocia last king of scotland filme cinema 2o ltimo rei da escocia last king of scotland filme cinema 1

Baseado em uma história real.

Depois de se formar na Universidade de Edimburgo, o médico escocês Nicholas Garrigan voa para Uganda para trabalhar em uma clínica missionária. E em pouco tempo, Garrigan tem um encontro casual com o General Idi Amin, o novo presidente do país. Como uma coisa leva a outra, Idi Amin convida Nicholas para se tornar seu médico pessoal, com o objetivo de modernizar o sistema de saúde de Uganda. Na verdade, esta é uma oferta única na vida que Garrigan não pode recusar. Em vez disso, enquanto Garrigan brinca com fogo, ele logo se vê preso no abismo moral da megalomania assassina de Idi Amin (considerado um dos ditadores mais brutais e déspotas da história da humanidade). Garrigan poderá superar a loucura em que se meteu e viver para contar a história?

Por Nick Riganas (editado).

Título: O Último Rei da Escócia
Título original: The Last King of Scotland
Diretor: Kevin Macdonald
Ano: 2006
País: Reino Unido / Alemanha

morte negra black death cinema filme idade media 0#6

Morte Negra
Black Death

A estranha seletividade da Peste Negra

morte negra black death cinema filme idade media 2morte negra black death cinema filme idade media 1

Em 1348, a Peste Negra está em seu auge. No entanto, uma aldeia parece ser imune à praga. Ulric (Sean Bean), cristão devoto, conta com a ajuda de um monge (Eddie Redmayne) para conduzir ele e seus homens por terras perigosas até esta vila profana onde dizem que os mortos estão sendo trazidos de volta à vida.

A visão do diretor Smith, com pântanos, neblina e névoas nas terras que exala atmosfera. Os cenários realistas são dignos de nota, tudo parece autêntico e envelhecido, perfeito para o primeiro surto de peste bubônica. Há alguns grandes efeitos práticos, cadáveres, desmembramentos e sangue. As lutas são finamente coreografadas e a esgrima é crua e implacável, enquanto os membros são cortados.

O roteiro de Dario Poloni é a cereja do bolo, já que o diálogo parece autêntico e não forçado. Ele explora crenças religiosas, , caça às bruxas, ocultismo e muito mais.

Por amesmonde (editado).

Título: Morte Negra
Título original: Black Death
Diretor: Christopher Smith
Ano: 2010
País: Alemanha / Reino Unido

ben hur filme cinema classico 0#7

Ben-Hur
Ben-Hur

Quatro horas de filme para quem ama os clássicos

ben hur filme cinema classico 1ben hur filme cinema classico 2

A mesma qualidade que tornou épicos como E o Vento Levou, Lawrence da Arábia, Doutor Jivago e, finalmente, Titanic as histórias memoráveis que conhecemos hoje está presente em Ben-Hur.

O que começa como uma amizade de infância entre um menino romano e um menino judeu na Palestina ocupada pelos romanos, torna-se, brevemente, uma rivalidade politicamente carregada e, finalmente, uma busca de vingança de um contra o outro.

Charlton Heston e Stephen Boyd apresentam as performances de suas carreiras e conseguem demolir cenários de tal grandeza que Hollywood nunca mais poderia pagar por eles.

Este filme, o maior filme épico já feito, merece todos os elogios. O espectador moderno pode ter que aplicar um pouco de paciência, mas no final das quase quatro horas de execução, ele será amplamente recompensado por isso. Você descobrirá que sua vida mudou tanto pela escala do filme quanto pela mensagem íntima de amizade, traição, vingança — e o poder do perdão.

Por Troydawg (editado).

Título: Ben-Hur
Título original: Ben-Hur
Diretor: William Wyler
Ano: 1959
País: EUA

last of the mohicans ultimo dos moicanos filme cinema 0#8

O Último dos Moicanos
The Last of the Mohicans

Peles vermelhas, peles brancas, fechadas e tiroteios

last of the mohicans ultimo dos moicanos filme cinema 1last of the mohicans ultimo dos moicanos filme cinema 2

Um dos filmes mais populares e aclamados do início da década de noventa foi O Último dos Moicanos. Sua visão do início da América, como era durante a Guerra Franco-Indígena, é capturada em sua absoluta brutalidade e beleza, retratando diversas ambições pessoais e culturas conflitantes de todos os envolvidos.

Este filme tem um pouco de tudo, incluindo ação, romance, guerra e drama. A história abrange um bocado de personagens: três batedores de fronteira, escoltando as filhas de um coronel britânico, Cora e Alice Munro, para a segurança no sitiado Fort William Henry. Entretanto, o Major Duncan rivaliza com um dos guardiões das jovens, e procura matar as duas filhas em retribuição pela perda de seus próprios filhos.

O Último dos Moicanos usa os cenários exuberantes do deserto, com excelente resultado no filme. O diretor também faz bom uso da edição, que na verdade é útil ao mostrar a violência brutal que domina grande parte das sequências de ação do filme. Os últimos 20 minutos são um atordoamento definitivo que só pode ser descrito como clássico e cruel.

Este é um ótimo filme que mostra a América em sua infância, com rivalidades, intrigas e violência que, tenho certeza, faziam parte da vida cotidiana durante esse período agitado.

Por dee.reid (editado).

Título: The Last of the Mohicans
Título original: O Último dos Moicanos
Diretor: Michael Mann
Ano: 1992
País: EUA

a favorita the favourite filme cinema 0#9

A Favorita
The Favourite

Rivalidade feminina e as bizarrices da realeza

a favorita the favourite filme cinema 1a favorita the favourite filme cinema 2

No início do século XVIII, a amizade entre Anne, primeira rainha da Grã-Bretanha, e Lady Sarah Churchill, esposa do Duque de Marlborough, era muito próxima, e depois se deteriorou por causa de suas diferentes visões políticas e da crescente influência de outra favorita, Abigail Masham. O filme centra-se na rivalidade entre estas duas mulheres, Abigail e Sarah: malandragens, alianças, traições, mudanças de terreno, sexo... Tudo é permitido para obter os favores da rainha!

Os atores, a fotografia, os figurinos, o ambiente do século XVIII, apesar dos anacronismos voluntários, o ritmo, os diálogos, a banda sonora... É um filme excelente. Inteligente, sombrio, irreverente, cruel e imoral.

Por FrenchEddieFelson (editado).

Título: A Favorita
Título original: The Favourite
Diretor: Yorgos Lanthimos
Ano: 2018
País: Irlanda / Reino Unido / EUA

robbin hood filme cinema ridley scott 0#10

Robin Hood
Robin Hood

Quando a lenda converge com a história

robbin hood filme cinema ridley scott 1robbin hood filme cinema ridley scott 2

Esta é uma reinterpretação da lenda. Tivemos muitas versões da história original de Robin Hood, e há apenas duas formas de recontar uma história (ou a repetimos, ou a alteramos), esta última geralmente deixando a marca do período em que foi filmada.

As sequências de batalha são excitantes, com momentos de grandiosidade. São emocionantes, e os movimentos de câmera às vezes colocam o expectador bem no meio das lutas. A edição e a cinematografia são maravilhosas, com tomadas grandiosas e épicas, bem como o tiro de flecha mais lindamente fotografado que já vi.

O filme é bastante realista e autêntico, abordando eventos históricos reais que eu não sabia estarem conectados a Robin Hood. O senso de humor é muito bom. Russell pode ser considerado um pouco velho para o papel, mas certamente está em forma. O elenco em geral é maravilhoso, e todos apresentam uma atuação estelar. Blanchett dá a Marian uma força de vontade e independência nunca antes vistas. O tom é de coragem.

Por TBJCSKCNRRQTreviews (editado).

Título: Robin Hood
Título original: Robin Hood
Diretor: Ridley Scott
Ano: 2010
País: EUA / Reino Unido

coracao valente braveheart filme cinema 0#11

Coração Valente
Braveheart

Todo homem morre, nem todo homem realmente vive

coracao valente braveheart filme cinema 1coracao valente braveheart filme cinema 2

O épico de guerra vencedor do Oscar Coração Valente é um filme extraordinário que estabeleceu um novo padrão para o gênero. A história segue um camponês escocês chamado William Wallace, que é forçado a liderar uma rebelião contra a tirania do domínio inglês quando sua esposa é assassinada. Estrelado por Mel Gibson, Patrick McGoohan, Sophie Marceau e Brendan Gleeson, o filme tem um elenco forte que oferece atuações excelentes. Além disso, as sequências de batalha são notavelmente impetuosas e violentas, o que contribui para o tom autêntico do filme. E o compositor James Horner fornece uma trilha sonora arrebatadora e majestosa que é incrivelmente poderosa. Um filme inovador, Coração Valente realiza uma proeza excepcional ao retratar tanto o valor quanto o horror da guerra.

Por MrHeraclius (editado).

Título: Coração Valente
Título original: Braveheart
Diretor: Mel Gibson
Ano: 1995
País: EUA

mulan filme cinema 0#12

Mulan
Mulan

Lenda chinesa vira clássico Disney

mulan filme cinema 1mulan filme cinema 2

Mulan é uma jovem na China antiga. Quando os hunos começam a atacar o país, o imperador ordena que um membro de cada família se junte ao exército chinês e defenda o país. O único membro deve ser um homem, mas na família de Mulan, o único homem é seu pai ferido. Não querendo permitir que seu pai morresse, Mulan se veste como um homem e foge noite adentro para se juntar à guerra. Para protegê-la, os antigos anciãos de sua família pedem ao grande Dragão de Pedra que cuide dela. Infelizmente, o grande Dragão de Pedra é destruído pelo pequenino dragão Mushu (Eddie Murphy). Então, com Mushu e um pequeno grilo ao seu lado, Mulan parte para ajudar a derrotar os hunos.

A Disney esforçou-se bastante para garantir que sua
representação da China antiga fosse precisa. Das decorações nas paredes, aos casamenteiros, à grande honra em família, a Disney consegue mostrar como era o país da China e, de muitas maneiras, ainda é hoje.

Por chrisbrown6453 (editado).

Título: Mulan
Título original: Mulan
Diretor: Tony Bancroft & Barry Cook
Ano: 1998
País: EUA / Japão

gladiador gladiator filme cinema ridley scott 0#13

Gladiador
Gladiator

Pão e Circo na Roma Antiga

gladiador gladiator filme cinema ridley scott 1gladiador gladiator filme cinema ridley scott 2

Gladiador é um épico histórico do diretor Ridley Scott. Depois de ser traído pelo novo César, o general romano Maximus é vendido como escravo como gladiador, onde ganha fama como campeão do povo e encontra uma oportunidade de se vingar.

Russell Crowe, Joaquin Phoenix e Connie Nielsen lideram o elenco e apresentam atuações fortes. Além disso, as lutas de gladiadores são especialmente dinâmicas e emocionantes, com diversos estilos de combate. Os figurinos e cenários também são notavelmente bem-feitos e criam uma representação vívida da Roma Antiga. E a trilha sonora de Hans Zimmer faz um excelente trabalho em capturar o tom do filme. Emocionante e cheio de ação, Gladiator oferece um conto convincente. "Você não está entretido?!"

Por MrHeraclius (editado).

Título: Gladiador
Título original: Gladiator
Diretor: Ridley Scott
Ano: 2000
País: EUA / Reino Unido / Malta / Marrocos

foto do autor

Paulo Nunes

Escritor, editor, ilustrador e pesquisador



Revisão de Texto Já!


SÉRIE NUM FUTURO PRÓXIMO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST







Merlin Capista de Livros Sobre Merlin - Capista de Livros Como Publicar seu Livro ou E-Book - Merlin Capista Criação de Capas de Livro - Merlin Capista Diagramação de Livro - Merlin Capista Portfólio de Capas de Livro - Merlin Capista Portfólio de Ilustrações e Design - Merlin Capista Orçamento - Merlin Capista de Livros Contato - Merlin capista de Livros