A Polêmica Opinião de Oscar Wilde sobre Livros, Artes, Artistas e Moralidade | Fantástica Cultural

Artigo A Polêmica Opinião de Oscar Wilde sobre Livros, Artes, Artistas e Moralidade

A Polêmica Opinião de Oscar Wilde sobre Livros, Artes, Artistas e Moralidade

Autores Selecionados ⋅ 5 jul. 2023
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Conheça as opiniões controversas e implacáveis do mais extravagante dândi da literatura.

oscar wilde retrato

O texto transcrito abaixo é o prefácio original do romance O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Embora o livro seja um romance, este trecho introdutório funciona melhor como uma manifesto artístico do autor, uma forma com que Wilde manifestou sua visão sobre a função e a natureza da arte. Suas opinião são, sem dúvida, bastante polêmicas e controversas, como ele mesmo o foi durante toda a vida.

Mas concordando ou não com suas visões, vale sempre a pena conhecer as ideias por trás das grandes obras — e dos grandes autores.

barra

O artista é o criador de coisas belas.

Revelar a arte e ocultar o artista é a finalidade da arte.

O crítico é aquele que pode traduzir, de um modo diferente ou por um novo processo, a sua impressão das coisas belas.

A mais elevada, como a mais baixa, das formas de crítica é uma espécie de autobiografia.

Os que encontram significações feias em coisas belas são corruptos sem ser encantadores. Isto é um defeito.

Os que encontram belas significações em coisas belas são cultos. Para estes há esperança.

Existem os eleitos, para os quais as coisas belas significam unicamente Beleza.

Um livro não é, de modo algum, moral ou imoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo.

A aversão do século XIX ao Realismo é a cólera de Calibã por ver o seu rosto num espelho.

A aversão do século XIX ao Romantismo é a cólera de Calibã por não ver o seu próprio rosto num espelho.

A vida moral do homem faz parte do tema para o artista, mas a moralidade da arte consiste no uso perfeito de um meio imperfeito. O artista nada deseja provar. Até as coisas verdadeiras podem ser provadas.

Nenhum artista tem simpatias éticas. A simpatia ética num artista constitui um maneirismo de estilo imperdoável.

O artista jamais é mórbido. O artista tudo pode exprimir.

Pensamento e linguagem são para o artista instrumentos de uma arte.

Vício e virtude são para o artista materiais para uma arte.

Do ponto de vista da forma, o modelo de todas as artes é a do músico. Do ponto de vista do sentimento, é a profissão do ator.

Toda arte é, ao mesmo tempo, superfície e símbolo. Os que buscam sob a superfície fazem-no por seu próprio risco.

Os que procuram decifrar o símbolo correm também seu próprio risco.

Na realidade, a arte reflete o espectador e não a vida.

A divergência de opiniões sobre uma obra de arte indica que a obra é nova, complexa e vital.

Quando os críticos divergem, o artista está de acordo consigo mesmo.

Podemos perdoar a um homem por haver feito uma coisa útil, contanto que não a admire. A única desculpa de haver feito uma coisa inútil é admirá-la intensamente.

Toda arte é completamente inútil.

— Oscar Wilde

foto do autor

Autores Selecionados

Escritores, ensaístas e jornalistas em destaque

A Filosofia de Branca de Neve, Alice no País das Maravilhas e outras fábulas infantis
+ O Rei Leão, O Mágico de Oz, Peter Pan e Pinóquio
Victor Valente
Ler na Amazon




VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST







X