O Careca e a Mosca - Fábulas de Esopo | Fantástica Cultural

Artigo O Careca e a Mosca - Fábulas de Esopo
F Á B U L A   D E   E S O P OLiteratura

O Careca e a Mosca - Fábulas de Esopo

Autores Selecionados ⋅ 12 maio 2023
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Cuidado: a sorte também tira férias.

Guerra às Moscas - Arte de Pirineu
Guerra às Moscas - Arte de Pirineu

Repousava à varanda um homem Careca, com a cabeça descoberta, e uma Mosca não fazia outra coisa senão picar-lhe na calva. Acudia logo o Careca com a mão, mas como a Mosca fugia muito depressa, dava em si mesmo grandes palmadas, de que a Mosca muito gostava e se ria, debochada. Disse o Careca:

— Podes rir-te de quantas vezes eu der em mim, que isso não me mata; mas se uma só vez te acertar, ficarás morta, e pagarás os agravos de ontem e os de hoje.


Moral da História:

A pessoa insensata que abusa da sorte, aproveitando-se da fraqueza ou deficiência dos outros para tirar vantagem (ou mesmo para se divertir pelo prazer da crueldade), está pondo-se em risco de sofrer retaliação. Diga-se que, de fato, está pedindo retaliação, por força de justiça. E se o insensato abusa de gente poderosa, sua punição poderá ser terrível.


barra

foto do autor

Autores Selecionados

Escritores, ensaístas e jornalistas em destaque




SÉRIE NUM FUTURO PRÓXIMO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST







Merlin Capista de Livros Sobre Merlin - Capista de Livros Como Publicar seu Livro ou E-Book - Merlin Capista Criação de Capas de Livro - Merlin Capista Diagramação de Livro - Merlin Capista Portfólio de Capas de Livro - Merlin Capista Portfólio de Ilustrações e Design - Merlin Capista Orçamento - Merlin Capista de Livros Contato - Merlin capista de Livros