Ainda que não seja uma de suas temáticas mais comuns, a relação entre feminino e masculino está presente em várias das obras de Remedios Varo. Homens e mulheres, ora em harmonia, ora distanciados, e às vezes intrincados em situações tensas, dão aberta a curiosas interpretações simbólicas.
A temática da natureza, como plantas e animais, também ocupa grande parte das pinturas surrealistas de Remedios Varo. Ainda quando criança, costumava ser incentivada pelo pai a reproduzir desenhos de plantas, a fim de mantê-la ocupada durante as constantes viagens da família. Mais tarde, Remedios Varo juntaria às suas representações da natureza os elementos místicos, que passaram a interessá-la durante a adolescência. Alguns dos animais que mais aparecem em suas obras são o gato e a coruja.
Nascida na Espanha, em 1908, Remedios Varo foi batizada como María de los Remedios Alicia Rodriga Varo y Uranga. Seu talento para a pintura, assim como suas filiações ideológicas, parecem ter sido fortemente influenciadas pelo pai, homem intelectual e apreciador das artes. Desde cedo teve contato com livros de ciência e de ficção como os de Júlio Verne e Edgar Allan Poe, além de obras sobre misticismo. Depois de se formar pela Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, onde também estudaram artistas renomados como Salvador Dalí, Remedios Varo casou-se e se mudou para Paris, entrando em contato com artistas do movimento surrealista como Max Ernst e André Breton.
Neste especial, separamos 92 das melhores pinturas de Remedios Varo. Separamos o conjunto em três postagens, de acordo com o tema principal:
3. Feminino, Masculino e Esoterismos (você está aqui)
Artista Plástica & Designer