16 Dicas Medievais para Você Viver Melhor | Fantástica Cultural

Artigo 16 Dicas Medievais para Você Viver Melhor

16 Dicas Medievais para Você Viver Melhor

Por Paulo Nunes ⋅ 24 jan. 2020
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Se você é feio, pobre ou doente, aqui vai uma boa notícia: você pode estar indo no caminho certo!

dicas medievais para viver melhor

Cansado de tentar ficar bonito, rico e saudável? Talvez uma abordagem medieval possa ajudá-lo. Para muitos clérigos da Idade Média, todo infortúnio em nossa vida é um presente de Deus. Então agradeça! Para esses sábios homens da fé, a feiura, a pobreza e as enfermidades devem ser vistas como bênçãos divinas destinadas a purificar nosso espírito. Dos diversos escritos medievais a esse respeito, um dos mais interessantes é o Horto do Esposo, em que praticamente todos os tipos de desgraça são citados (e enaltecidos) como experiências benfazejas e essenciais para um dia a dia edificante. Por exemplo:

Não tão somente a feiura do corpo é proveitosa ao homem em prol da sua alma, especialmente para o fazer mais humilde, mas ainda a míngua e falecimento dos membros e do sentido do corpo é muito proveitoso ao homem.

dicas medievais para viver melhor

Pouco se sabe sobre o autor dessa pérola de sabedoria ascética. Horto do Esposo foi publicado anonimamente no mosteiro português de Alcobaça, no século XIV, constituindo-se de uma compilação de narrativas e reflexões moralizantes. De acordo com o autor anônimo, Jesus Cristo (à época comumente chamado de esposo, principalmente pelas carolas) nutria a alma dos cristãos com ensinamentos morais, assim como uma horta pode nutrir quem dela se alimenta - daí o título Horto do Esposo. Algumas de suas histórias soam como sketches de comédia para o leitor atual: em uma delas, por exemplo, é relatado o caso de um rapaz virgem cujo sangue era tão virtuoso (pois casto) que com ele foram ressuscitados quinhentos homens. Não é maravilhoso?

Eis um resumo de seus belos conselhos para a vida:

1. Agradeça pelo azar. Cada escorregão em casca de banana é uma chance para a edificação da alma: "as más andanças e as tribulações [...] são dons de Deus, que Ele dá aos seus filhos muito amados".

2. Tenha muitas doenças. Elas são enviadas por Deus como bênçãos. Conforme nos lembra o autor, "homens fortes e saudáveis podem caçar nos campos, mas homens frágeis fazem coisas melhores em casa".

dicas medievais para viver melhor

3. Seja feio. Siga o exemplo do belo rapaz que, para evitar que as mulheres fossem tentadas por sua aparência sedutora, desfigurou o próprio rosto.

4. Nunca dance. Os pés são o caminho da perdição, porque possibilitam os jogos e as danças, "que são rede do diabo". Lembre-se: "dançar é movimentar-se como uma besta no ermo"i}. Para o autor, toda dança é uma procissão do diabo e quem a pratica está condenado à sexta parte do inferno. Conclui: "seria melhor ao homem não ter pés".

5. Seja pobre. Lembre-se do filósofo Diógenes, que vivia num barril (como o filósofo Chaves). Do mundo nada se leva, então se desapegue desde já.

6. Vista-se mal. Roupas velhas e feias agradam mais a Deus do que trajes novos e decorados.

7. Seja cego. A visão é enganosa e, como argumenta o autor, é tão prejudicial como um basilisco, que destrói quem o observa.

dicas medievais para viver melhor

8. Seja surdo. O prazer da audição também pode levar à perdição, assim como o canto de uma sereia. Segundo o autor, "mulher cantadeira é capelão do diabo".

9. Evite a companhia dos parentes. Segundo o autor, eles geralmente são má influência e "pedem dinheiro".

10. Seja solitário. As amizades quase sempre propiciam a traição, e dificultam a contemplação.

11. Evite a higiene. Lavar o rosto, pentear os cabelos e cuidar da limpeza pessoal são coisas vãs e inúteis. Para o autor, por exemplo, mulher que se arruma "é louca".

dicas medievais para viver melhor

12. Suporte bullying. Sócrates não se incomodava com o escárnio de suas duas mulheres. Segundo o autor, uma delas certa vez se zangou com o filósofo e, depois de xingá-lo, jogou-lhe água suja sobre a cabeça. Sócrates riu e disse: "Bem sabia que depois destes trovões havia de vir chuva".

13. Evite a comodidade. Tenha uma casa grosseira, e camas e cadeiras duras, pois o suplício físico beneficia a alma.

14. Seja desprezado. Para o autor, "certamente, bem escolhe aquele que quer ser enjeitado e desprezado nesse mundo".

15. Evite faxinas. O asseio doméstico é "coisa vã".

16. Não tenha filhos. Para o autor, não há qualquer razão para gerar descendência. Como diria Brás Cubas: não transmita a ninguém o legado de sua miséria.

Espero ter ajudado.

dicas medievais para viver melhor

foto do autor

Paulo Nunes

Escritor, editor, ilustrador e pesquisador




SÉRIE NUM FUTURO PRÓXIMO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST







Merlin Capista de Livros Sobre Merlin - Capista de Livros Como Publicar seu Livro ou E-Book - Merlin Capista Criação de Capas de Livro - Merlin Capista Diagramação de Livro - Merlin Capista Portfólio de Capas de Livro - Merlin Capista Portfólio de Ilustrações e Design - Merlin Capista Orçamento - Merlin Capista de Livros Contato - Merlin capista de Livros